
Biocombustível, Mercado Livre e Cidades Inteligentes fecham a Smart Energy 2024
Evento contribui para discussão e implementação de energias limpas
A Smart Energy 2024 – Conferência Internacional de Energias Renováveis termina nesta quinta-feira (26), no Campus da Indústria da Fiep, no Jardim Botânico, em Curitiba. Neste último dia de discussões serão abordados Redes e Cidades Inteligentes, Segurança em TI para Energia, Mercado Livre e Eficiência Energética, Investimentos, Políticas Públicas e Biocombustíveis. Promovido pelo Tecpar, o evento é realizado pela Rede Paraná Tecnologia e Metrologia.
No período da manhã, a conferência debaterá os biocombustíveis. Às 9h30, o CEO da Compagas (Companhia Paranaense de Gas), Rafael Lamastra Jr., destacará as iniciativas da empresa para estímulo ao biometano. A empresa anuncia que sua intenção é já a partir do ano que vem, distribuir 15% de biometano, uma energia limpa e 100% renovável, pelas redes de gás canalizado. “Nosso objetivo está no desenvolvimento de um mercado sustentável e eficiente, com energia limpa, alinhado às metas de descarbonização”.
Recentemente, a Compagas divulgou o investimento de R$ 505 milhões para o período de 2024 a 2029. Destes, R$ 100 milhões serão destinados para a construção de novos gasodutos para as cidades de Londrina e Maringá. A empresa se compromete a construir quase 70 quilômetros de rede para atender os segmentos industrial, residencial, comercial e veicular na região.
O tema biocombustíveis segue com o painel “Inovação e Políticas Públicas no Setor de Biocombustíveis no Paraná: Desafios e Oportunidades”, que terá a moderação do professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Eduardo Felga Gobbi e os painelistas Rafael Gonzalez do CBiogas, Donizete Tokarski da UBRABIO e o representante da Assembleia Legislativa do Paraná, Edson Lau, que destaca os benefícios do uso de biocombustíveis.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA:
DIÁRIO INDÚSTRIA & COMÉRCIO
https://www.diarioinduscom.com.br/Noticias/848070/biocombustivel__mercado_livre_e_cidades_inteligentes%C2%A0fecham_a_smart_energy_2024