Quer ser um expositor? Ligue agora para (42)3086.8588

Espaços limitados, envie email para comercial@grupofrg.com.br, que responderemos sua solicitação.

O Evento SmartEnergy

Contexto do Evento

A realização da 3ª Conferência Internacional de Energias Inteligentes – CIEI&EXPO 2016 marca a importância de um evento anual desse porte na região sul do Brasil. A iniciativa da criação do projeto Smart Energy Paraná promovendo o avanço da geração e uso de energia por fontes renováveis no Estado caracteriza a determinação do governo, da indústria e da academia em diversificar a nossa matriz energética. Atualmente os termos geração distribuída, redes inteligentes, eficiência energética, cidades inteligentes e internet das coisas ganham espaço nas publicações técnicas e na mídia em geral.

A CIEI&EXPO 2016, evento oficial do projeto Smart Energy Paraná, vem cumprindo com o compromisso de disseminar o conhecimento e induzir ações de desenvolvimento em energias renováveis, trazendo temas da atualidade para o debate. A Conferência conta com apresentações técnicas e de cunho político-estratégico, mostra de trabalhos acadêmicos, exposição de tecnologias, equipamentos e processos enfatizando temas como: Eficiência Energética, Geração Distribuída e Políticas Públicas.

Atende à Conferência um público formado por empresários, gestores públicos, membros de agências e entidades de governo, fabricantes, fornecedores, integradores, consultores, professores, pesquisadores e alunos.

Participe conosco. Seja muito bem-vindo!

Comitê Cientifico

Coordenação:
Dr. Thulio Cícero Guimarães Pereira – UTFPR / COPEL

Membros do Comitê Científico:
Dra. Gracietti Matioli – UEM
Dra. Sueli Édi Rufini – SETI
Msc. Annemarlen Gehrke Castagna – UTFPR
Msc. Krystiane Maria Lanziani Bergamo – CEF / NPenergia
Msc. Sara Rachel Orsi Moretto – UTFPR / NPenergia
Dr. Camilo Freddy Mendoza Morejon – UNIOESTE
Dr. Clodomiro Unsihuay-Vila – UFPR / NPenergia
Dr. Paulo Afonso Bracarense Costa – UFPR / NPenergia
Dr. Paulo Rogério Pinto Rodrigues – UNICENTRO
Dr. Roberto César Betini – UTFPR / NPenergia
Msc. Edson Mancini Filho – UP / NPenergia
Msc. Fabrizio Nicolai Mancini – Faculdade Estácio / Intertechne / NPenergia
Msc. Vilson Roiz Gonçalves Rebelo da Silva – UFPR / NPenergia
Esp. Daniel Rodrigues Poit – UTFPR / NPenergia
Esp. Sergio Abu Jamra Misael – Ytuporanga / NPenergia
Msc. Angelo Luiz Maurios Legat – UEPG

Comitê Técnico

Pedagoga Dra. Sueli Édi Rufini – SETI
Engenheiro Químico Reginaldo Joaquim de Souza – TECPAR
Engenheiro Eletricista Júlio Shigeaki Omori – COPEL
Engenheiro Eletricista Rodrigo Jardim Riella – LACTEC
Engenheiro Eletrônico Carlos Ademar Purim – LACTEC
Engenheiro Mecânico Ricardo Vidinich – IEP
Engenheiro Químico Celso Romero Kloss – PARANÁ METROLOGIA
Engenheiro Mecânico Emanuel Ribeiro de Oliveira – PARANÁ METROLOGIA
Engenheiro Civil Daniel Fraxino – PARANÁ METROLOGIA

IV Seminário de Eficiência Energética

A Eficiência Energética é transversal a todas as áreas e por esta razão, o Seminário prevê a participação de profissionais com significativa experiência em suas áreas de atuação e de maneira multidisciplinar.

A área de conhecimento em Eficiência Energética é difundida em todo o mundo e sua necessidade e aplicação teve origem em função dos problemas enfrentados pelo setor elétrico, decorrente do aumento exponencial do consumo de energia e a escassez de recursos disponíveis para sua geração e suprimento.

Há também questões de caráter ambientais e de cunho socioeconômicos, além da necessidade de utilização de fontes alternativas de energia e da melhoria da eficiência de equipamentos e processos produtivos, tanto em nível de projeto como nas modificações em equipamentos existentes.

MOTIVAÇÃO

O Seminário de Eficiência Energética que segue para sua quarta edição estabelece um importante marco na Comunidade Curitibana no tema proposto.

Na primeira edição que tinha como proposta estabelecer o tema como uma Rota Estratégica para o século XXI, veio a aprimorar essa aplicação na segunda edição ao discutir a Eficiência Energética de modo transversal em todas as áreas das Engenharias, apresentando alternativas de aplicação, propondo parceria entre a Universidade e a Indústria no intuito de aproximá-los e gerar maior desenvolvimento e sustentabilidade para o setor produtivo. Em sua terceira edição, trabalhou o tema Eficiência Energética gerando resultados à luz de uma realidade que passa a consolidar-se no cenário Nacional das Concessionárias de Energia frente à exigência da ANEEL de que se realizem, obrigatoriamente, chamadas públicas de Projetos de Eficiência Energética. A quarta edição procura fortalecer o tema e disseminar por meio da apresentação de conceitos fundamentais e de cases de sucesso com o intuito de tornar a Eficiência Energética uma Meta Estratégica para todos os setores da sociedade.

PÚBLICO ALVO

A realização do Seminário proporciona benefícios imediatos à comunidade como um todo, pelos resultados em discussões, propostas em Planos de Ação e estudos de casos. O público alvo será composto por profissionais e empresários do setor produtivo, gestores públicos, especialistas, consultores, professores e estudantes.

CBGD – Congresso Brasileiro de Geração Distribuída

Um evento anual que conta com o apoio das principais associações e entidades do setor.

CBGD – Congresso Brasileiro de Geração Distribuída

Um evento anual que conta com o apoio das principais associações e entidades do setor.

O 1º. Congresso Brasileiro de Geração Distribuída – CBGD é um evento oficial, promovido e realizado anualmente pela FRG Mídias & Eventos, organizado em parceria com a Associação Brasileira de Geração Distribuída – ABGD, associação oficial de empresas do setor, que reúne provedores de soluções, EPCs, integradores, distribuidores, fabricantes, profissionais e acadêmicos do setor, e que tem em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída oriunda de fontes renováveis de energia.

Nesta primeira edição, contará como co-organizador o Paraná Metrologia e ocorrerá simultaneamente ao CIEI&EXPO2016 – Conferência Internacional de Energias Inteligentes, além do suporte do sistema FIEP. O evento conta ainda com o apoio oficial de entidades e associações ligadas ao setor de GD no Brasil e exterior, como WBA – Associação Mundial de Bioenergia e TECPAR – Instituto de Tecnologia do Paraná.

Este Congresso será o primeiro evento oficial no Brasil, com apoio das Associações do setor, realizado para tratar exclusivamente dos interesses das empresas de GD – Geração Distribuída no Brasil.
A inserção de fontes limpas e renováveis na Matriz Energética Brasileira, é fundamental para que o Brasil possa alcançar as metas e compromissos assumidos na COP21 em Paris.

Os desafios são enormes e o tempo bastante curto tendo em vista que a média de energia elétrica consumida em residências, comércios, indústrias, órgãos públicos, instituições de ensino, etc, vem aumentando anualmente mesmo com as condições da economia desfavoráveis ao crescimento.

CBGD – Congresso Brasileiro de Geração Distribuída é uma excelente oportunidade para discutir os novos rumos e tendências do setor, conhecer o que está acontecendo no mercado, além de uma ótima ocasião para apresentar novas tecnologias e as pesquisas desenvolvidas pelo Setor Acadêmico.

OBJETIVO

O CBGD tem como objetivo discutir o atual cenário da Geração Distribuída com Fontes Renováveis de Energias na matriz elétrica brasileira, sob o enfoque de oportunidades de negócios, barreiras regulatórias, impedimentos jurídicos, tecnologias inovadoras, novos entrantes e perspectivas de crescimento.

Além disso, contará com a presença das principais empresas atuantes no setor, para compartilhar e discutir soluções tecnológicas, procedimentos comerciais, estratégias de mercado e informações que impulsionem o crescimento Geração Distribuída na Matriz Elétrica Brasileira.

Mantém assim a missão de se firmar como um dos mais importantes Congressos com foco em Energias Sustentáveis do Brasil.

PÚBLICO ALVO

O público alvo será composto por profissionais e empresários representantes da indústria, comércio e serviços, empresas ligadas ao setor das energias renováveis, pesquisadores e instituições de ensino, profissionais liberais e interessados no segmento de geração distribuída com fontes renováveis de energia.

Quer comprar seu ingresso? Participe do SmartEnergy!

Não fique de fora deste evento que vai movimentar o setor.

Programação Final

Dia 16 Novembro – CIEI&EXPO 2016 – IV SEMINÁRIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Horário / Programação – MANHÃ

08:00 | CREDENCIAMENTO
08:30 | ABERTURA DO EVENTO – Celso Romero Kloss
(PARANÁ METROLOGIA)

PAINEL 1 | EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – Moderador: Álvaro Augusto (UTFPR)
09:00 | Cenário Nacional de Planejamento de Eficiência Energética – Roberto César Betini (UTFPR)
09:20 | Impacto dos Prosumidores nas Redes Elétricas Inteligentes – Cláudio Oliveira (SCHNEIDER ELECTRICS)
09:40 | Certificação LEED – Guido Petinelli (PETINELLI)
10:00 | Case LEED na Universidade Positivo – Luciano Carstens (UP)
10:20 | DEBATE
10:50 | COFFEE BREAK

PAINEL 2 | TECNOLOGIAS EFICIENTES – Moderador: Jorge de Aguiar (GSMB)
11:10 | Solução de Automação com Eficiência Energética – André Viegas Serpa (KELIUS)
11:30 | Iluminação LED – Miguel Vallecilla (PULSE LED)
11:50 | Gestão da Medição e Perdas das Distribuidoras de Energia Elétrica e Telegestão da Iluminação Pública – Álvaro Dias Jr (SMART GREEN)
12:10 | DEBATE
12:30 | INTERVALO

Horário / Programação – TARDE

PAINEL 3 | SERVIÇOS E SOLUÇÕES – Moderador: Luiz Amilton Pepplow (UTFPR)
14:00 | Compliance e Certificação ISO 50001 – Jorge de Aguiar (GSMB)
14:20 | Gestão em Eficiência Energética na Indústria – Dmitri Lobkov (GCE DO BRASIL)
14:40 | Indústria 4.0 – Mariana Pauli Balan (FURUKAWA)
15:00 | O que aprendi trabalhando em uma empresa de Energia Solar – Luiz Felipe Nishimura (ELCO SOLAR)
15:20 | DEBATE
15:40 | COFFEE BREAK

PAINEL 4 | DEBATE ESPECIAL SOBRE CIDADES INTELIGENTES – Moderador: Eduardo Marques (ICITIES)
16:00 | Um panorama internacional sobre Cidades Inteligentes – Markus Lehmann (NAVIGATIO360)
16:20 | O impacto das energias renováveis nas Cidades Inteligentes – Claúdio Lima (AGX)
16:40 | Modelos híbridos de geração distribuída – Robert Coas (SISTECHNE)
17:00 | O biogás como alternativa na geração distribuída – Luís Thiago Lúcio (CIBIOGÁS)
17:30 | ENCERRAMENTO

19:00 | SESSÃO SOLENE DA CONFERÊNCIA

ENTREGA DA 2ª EDIÇÃO DO PRÊMIO INOVAÇÃO E TECNOLOGIA BRASIL SOLAR

Dia 17 Novembro – CIEI&EXPO 2016 – CONGRESSO BRASILEIRO DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA (CBGD)

Horário / Programação – MANHÃ

08:00 | CREDENCIAMENTO

PAINEL 01 – POLÍTICAS PÚBLICAS E CAPACITAÇÃO
08:30 | Abertura – AUTORIDADES
09:00 | Ações municipais para o desenvolvimento das energias renováveis – “IPTU Solar” – Jonny Stica
09:20 | Capacitação e Certificação – Carlos Café (Studio Equinócio / Coord. ABGD)
09:40 | Programa Paraná Smart Grid – Zeno Luiz Nadal (COPEL)
10:00 | Geração Distribuída no mercado internacional (Caso Japão) – Júnior Cosmos (CEO da Cosmos Energy)
10:20 | COFFEE BREAK

PAINEL 02 – INVERSORES HÍBRIDOS E ARMAZENAMENTO
10:40 | Inversores Híbridos – Ricardo Estefano Rosa (WEG)
11:00 | Mercado nacional para inversores – Bruno Monteiro (ABB)
11:20 | Inversores com Storage – Martin Drope (Diretor Solar Fronius)
11:40 | Sistemas de inversores para GD – Ildo Bet (Presidente GSFV/ABINEE e fundador da PHB)
12:05 | DEBATE – Mediador: Ruberval Baldini (Presidente ABEAMA)
12:25 | INTERVALO

Horário / Programação – TARDE

PAINEL 03 – NOVAS TECNOLOGIAS, FONTES E MODELOS DE NEGÓCIO
14:00 | Geração Distribuída com Biogás – Prof. Dr. Suani Teixeira Coelho (USP)
14:20 | Fabricação dos módulos FV no Brasil – Hugo Albuquerque (CEO Canadian)
14:40 | Membranas solares da próxima geração – Marcos Maciel (CEO SUNEW)
15:00 | BIPV – Integração Fotovoltaica em edificações – Guilherme Chrispim (Diretor Grupo Tecnomont / Onix Solar)
15:20 | Modelo de Locação de equipamentos FV (CASE DROGASIL) – Luiz Pacheco (Diretor Axis Renováveis)
15:40 | GD com outras fontes (Biomassa / CGH) – Vinicius Casseli (Diretor Biomassa – ABGD)
16:00 | COFFEE BREAK

PAINEL 04 – CASES E LINHAS DE FINANCIAMENTO
16:20 | GD em ERB e Datacenters – Gustavo Buiatti (Diretor Alsol / Diretor técnico ABGD)
16:40 | Projetos de P&D da ANEEL – Aurélio Souza (IEE/ USP)
17:00 | A incorporação das fontes Eólica, Biomassa, PCH e Solar na matriz elétrica – Dr. Roberto Zilles (Presidente ABENS)
17:20 | GD em Condomínios, Cooperativas e Consórcios – Dra. Marina Falcão (Jurídico ABGD) & 1º Cooperativa solar do Brasil – Aloisio Pereira Neto
17:50 | Energia Solar Fotovoltaica: diagnósticos e cenários – Ronaldo Koloszuk (Conselheiro FIESP)
18:10 | Opções de Financiamento privado para GD – Francisco Bezerra (BNB – Banco do Nordeste)
18:30 | GD no meio Rural – José Dilcio (EMBRAPA AGROENERGIA)
18:50 | Encerramento – Carlos Evangelista (Presidente ABGD)

Dia 18 Novembro – CIEI&EXPO 2016 – SMART ENERGY PARANÁ

Horário / Programação – MANHÃ

08:00 | CREDENCIAMENTO

PAINEL 1 | PROGRAMAS E POLÍTICAS PÚBLICAS – Moderador: Reginaldo Joaquim de Souza (TECPAR)
09:00 | Projeto Smart Energy Paraná – Júlio Félix (TECPAR)
09:15 | Plano Estratégico Setorial em TI – Izoulet Cortes Filho (SEBRAE / SETI / TECPAR / ASSESPRO)
09:30 | + Clic Rural – Júlio Omori (COPEL)
09:45 | Parcerias Público-Privadas: Case Iluminação Pública – Elton Augusto dos Anjos (CPPP / SEPL)
10:00 | Projetos de Baterias e Hidrogênio no contexto de armazenamento de energia de fontes renováveis – Ricardo José Ferracin (PTI)
10:15 | DEBATE
10:30 | COFFEE BREAK

PAINEL 2 | PAPÉIS INSTITUCIONAIS – Moderador: João Arthur Mohr (FIEP)
10:50 | Eficiência energética e bioenergia na Sanepar: realidades e perspectivas – Gustavo Rafael Collere Posseti (SANEPAR)
11:05 | FIEP – Carla Adriane Fontana Simão
11:20 | LACTEC – Luiz Fernando Vianna
11:35 | Oportunidades de Negócios com Biogás – Felipe Souza Marques (CIBIOGÁS)
11:50 | COPEL – José Roberto Lopes
12:05 | DEBATE
12:30 | INTERVALO

Horário / Programação – TARDE

PAINEL 3 | LINHAS DE CRÉDITO E FINANCIAMENTO – Moderador: Jackson Cesar Dorigo (COMPACT CIA)
14:00 | Paraná Competitivo – Omar Sabbag Filho (FOMENTO PR)
14:15 | Lançamento de Linha de Financiamento para Instalações Fotovoltaicas – Luiz Renato Hauly (FOMENTO PR)
14:30 | Consórcio Nacional Solar – Rodolfo H. L. Silva (SICES)
14:45 | Sistemas de Franquias – Hewerton Martins (SOLAR ENERGY)
15:00 | DEBATE
15:30 | COFFEE BREAK

PAINEL 4 | TRANSIÇÃO ENERGÉTICA E GOVERNANÇA – Moderador: Luciano Carstens (UP)
16:00 | Petróleo e Energias Renováveis – Thulio Cícero Pereira (NPEnergia)
16:15 | PCHs e Desenvolvimento Regional – Sergio Abu-Jamra Misael (YTUPORANGA ENGENHARIA)
16:30 | Modelo de transição de energia ETM – Thais Varella e Antônio Lucas (BIOFILIA)
16:45 | Governança na Transição de Energia – Danielle Carstens (UP)
17:00 | DEBATE
17:30 | ENCERRAMENTO

Faça aqui sua inscrição


Selecione o ingresso que você deseja comprar.


Não fique de fora do SmartEnergy, Compre seu ingresso agora!

Qualquer dúvida sobre o evento, faça contato comercial@grupofrg.com.br.

Trabalhos Técnicos

Aprovados

APRESENTAÇÃO ORAL

Adriano Araújo Carvalho | Título: Proposta de metodologia para modelagem matemática visando a predição do consumo elétrico em um clube com base em indicadores de desempenho energético
Alexandre Kunkel da Costa | Título: Seleção multicriterial para sistemas de minigeração distribuída utilizando a casca de arroz
Alysson Percicotty da Costa | Título:Desenvolvimento de um protótipo para medição de energia elétrica
Anderson Konescki Fernandes | Título: Base científica e normativa para fontes fotovoltaicas
Caroline Ferreira Paulino | Título: Estudo de caso de geração de energia solar em Fernando de Noronha
Diliomar Moreira Durães da Silva | Título: Estudo comparativo de metodologias computacionais na modelagem da geração eólica no despacho hidrotérmico
Edson Viana Carvalho | Título: Redução do consumo de energia elétrica em uma residência: Sistema Educativo Computacional
Eduardo João Palmeira | Título: Unidade de cogeração transportável e modular
Guilherme A Carvalho | Título: Análise Energética em Supermercados
Henrique de Souza Santos | Título: Modelo computacional para alocação ótima integrada de cargas
Izana Nadir Ribeiro Vilela | Título: Modelos de negócios para a concessionária de energia com a inserção da Geração Distribuída fotovoltaica
Jailton Lessa | Título: Dimensionamento e viabilidade de sistema fotovoltaico “on grid”
Jardel Eugênio da Silva | Título: Veículos elétricos e a geração distribuída partir de sistemas fotovoltaicos
João Batista Dias | Título: Análise experimental de uma microrrede fotovoltaica isolada e conectada à rede com estocagem
Juliana D´Angela Mariano | Título: Análise da curva de demanda versus potencial da geração fotovoltaica na sede centro da UTFPR
Lucas Beltram | Título: Diagnóstico energético de um hotel existente
Lucas César Lourenço de Moraes | Título: Contribuição da fonte solar fotovoltaica na matriz elétrica do Estado do Paraná no horizonte 2050
Luiz Fernando Ortega | Título: Geração de energia renovável no Paraná
Luiz Fernando Rigatti | Título: Análise e comparação de custo para extração de óleo bruto vegetal das sementes de soja e girassol utilizando a técnica de prensagem a quente
Michael Feroldi | Título: Armazenamento de biogás purificado (biometano) a baixa pressão
Miguel M. M. Segundo | Título: Análise comparativa das estimativas de garantia física de energia de pequenas centrais hidrelétricas com o uso de séries históricas de vazões médias mensais e vazões médias diárias
Priscila Alves dos Santos | Título: Impactos e efeitos no Planejamento Integrado de Recursos (PIR) de micro e minigeração distribuída
Priscila Alves dos Santos | Título: Determinação de fontes de geração renováveis conforme caracterizas geoeconômicas
Priscila Alves dos Santos | Título: Análise de investimentos em GD com usinas fotovoltaicas no Nordeste
Rodrigo Regis de Almeida Galvão | Título: Proposta de um sistema de monitoramento e despacho de microgeração distribuída de energias renováveis no contexto de centrais virtuais de energia
Rodolfo Damásio de Castro | Título: A importância das políticas públicas na difusão de fontes renováveis de energia
Sheila Simone Kunh | Título: Características físico químicas do óleo obtido no tratamento de efluentes de abatedouro de aves e seu potencial na produção de biodiesel

APRESENTAÇÃO POSTER

Izana Nadir Ribeiro Vilela | Título: Análise do mercado potencial da geração distribuída fotovoltaica no Brasil
Jean Jacques Bittencourt Da Rocha | Título: Eficiência energética em prédios públicos de ensino: Um diagnóstico no Campus Maceió, IFAL
Leandro Conti Garcia | Título: Avaliação do potencial solar fotovoltaico para as regiões metropolitanas de Maringá, Londrina e Curitiba, no Estado do Paraná
Murilo Miceno Frigo | Título: Análise da curva e fator de carga com e sem presença de microgeração fotovoltaica
Ricardo Guicho | Título: Análise sazonal do potencial eólico no município de Campo Mourão
Roberto Pereira de Paiva e Silva Filho | Título: Estudo da viabilidade econômica de implantação de sistemas fotovoltaicos conectados à rede para consumidores do Grupo A

CRONOGRAMA

• Envio de resumo (1 página) até 15 de setembro
• Resposta (de aprovação ou não) até 20 de setembro
Envio dos textos completos (máximo 6 páginas) até 15 de outubro
• Posters serão providenciados pelos autores (0,90m x 1,20m)
Posters deverão ser encaminhados por correio ou pessoalmente até 1º de novembro

Informações Importantes

• Apresentação oral terá duração de 10 minutos e mais 5 minutos para perguntas
Apresentação oral ocorrerão nos dias 16, 17 e 18 de novembro, das 14h00 às 17h30 – SALA 98
• Os trabalhos serão publicados em anais digitais
• O acadêmico só precisará realizar a inscrição, caso tenha interesse em participar da Conferência
• Após a divulgação dos trabalhos aceitos, os apresentadores deverão confirmar sua participação no evento, indicando os apresentadores de seus trabalhos (máximo de 3), de acordo com as datas previstas no cronograma.
• As apresentações orais poderão utilizar mídias como vídeo, ou slides digitais, para projeção por meio de Datashow. A organização do evento disponibilizará computadores e projetores, prevendo o uso de arquivos compatíveis com o programa Microsoft Power Point e no Programa Windows Media Player.
• Os apresentadores deverão estar presentes trinta minutos antes do início da sessão para a inclusão/organização do material de sua apresentação e deverão permanecer até o término da sessão. Todas as sessões estarão abertas a participação do público do evento, respeitando a capacidade do espaço físico.
• Os apresentadores de trabalhos terão seus certificados digitais liberados mediante frequência na sessão. Àqueles que realizarem confirmação de presença no credenciamento do evento, receberão certificado de participação geral da Conferência, de forma digital, após o término do evento.

Instruções PT

Este modelo tem a finalidade de apresentar a formatação dos resumos ampliados (estendidos) e artigos completos, submetidos ao Comitê Científico da Conferência Internacional de Energias Inteligentes 2016. O padrão para submissão será único e deverá obedecer às instruções editoriais deste documento. Os artigos completos também deverão ter a mesma formatação, porém deverão ter até 6 páginas.

Instruções EN

Abstract:The main purpose of this model is to present the format of full papersto be submitted to the Scientific Committee of the Smart Energy International Conference. The standard for submission will be unique and should obey the editorial instructions of the present document. There is a limit of six pages and a maximum file size recommended of 2 MB for each manuscript.

Envie seus Trabalhos Técnicos

Faça o download dos modelos de apresentação.

Envie seu trabalho

Sobre o envio:
Só serão aceitos arquivos em PDF e JPG. Anexe o arquivo e depois preencha os dados. Tamanho máximo 10mb.

Modalidade

Sobre o envio:
Só serão aceitos arquivos em PDF, JPG
Anexe o arquivo e depois preencha os dados.

Apresentações

16 de novembro de 2016
Horário Título do Trabalho Autor
14:00 – 14:20 Determinação da divisão dos custos energéticos por uso final em um hotel utilizando medição de energia. Lucas Beltram
14:20 – 14:40 Desenvolvimento de um protótipo para medição de energia elétrica Alysson Percicotty da Costa
14:40 – 15:00 Modelagem do consumo elétrico de um clube com base em indicadores de desempenho energético Adriano Araujo Carvalho
15:00 – 15:20 Análise experimental de uma microrrede fotovoltaica isolada e conectada à rede João Batista Dias
15:20 – 15:40 Veículos elétricos e a geração distribuída partir de sistemas fotovoltaicos Jardel Eugenio da Silva
15:40 – 16:00 COFFEE BREAK  
16:00 – 16:20 Dimensionamento e viabilidade de sistema fotovoltaico "on grid" Jailton Lessa
16:20 – 16:40 Unidade de cogeração transportável e modular Eduardo João Palmeira
16:40 – 17:00 Análise de investimentos em geração distribuída com usinas fotovoltaicas no Nordeste Priscila Alves dos Santos
17:00 – 17:20 Análise da curva de demanda versus potencial da geração fotovoltaica na sede centro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Juliana D'Angela Mariano
17:20 – 17:30 DEBATE E CONSIDERAÇÕES FINAIS  


17 de novembro de 2016
Horário Título do Trabalho Autor
14:00 – 14:20 Seleção multicriterial para sistemas de minigeração distribuída utilizando a casca de arroz Alexandre Kunkel da Costa
14:20 – 14:40 Proposta de um sistema de monitoramento e despacho de microgeração distribuída de energias renováveis no conceito de centrais virtuais de energia Rodrigo Regis de Almeida Galvão
14:40 – 15:00 Análise do mercado potencial da geração distribuída fotovoltaica no Brasil Izana Nadir Ribeiro Vilela
15:00 – 15:20 Modelo computacional para alocação ótima integrada de cargas, veículo elétrico e armazenamento de energia em uma microrrede residencial, considerando uma microgeração solar Henrique de Souza Santos
15:20 – 15:40 Geração distribuída para compensação de energia elétrica Neide Alves Dalla Vecchia
15:40 – 16:00 Análise comparativa das estimativas de garantia física de energia de pequenas centrais hidrelétricas com o uso de séries histórica de vazões médias mensais e vazões médias diárias Miguel M. M. Segundo
16:00 – 16:20 COFFEE BREAK  
16:20 – 16:40 Armazenamento de biogás purificado (biometano) a baixa pressão Michael Feroldi
16:40 – 17:00 Características físico químicas do óleo obtido no tratamento de efluentes de abatedouro de aves e seu potencial na produção de biodiesel Sheila Simone Kunh
17:00 – 17:20 Estudo comparativo de metodologias computacionais na modelagem da geração eólica no despacho hidrotérmico Diliomar Moreira
17:20 – 17:40 A importância das políticas públicas na difusão de fontes renováveis de energia Rodolfo Damásio de Castro
17:40 – 17:50 DEBATE E CONSIDERAÇÕES FINAIS  
18 de novembro de 2016
Horário Título do Trabalho Autor
14:00 – 14:20 Análise energética em supermercados Guilherme A Carvalho
14:20 – 14:40 Análise e comparação de custo para extração de óleo bruto vegetal das sementes de soja e girassol utilizando a técnica de prensagem a quente Luiz Fernando Rigatti
14:40 – 15:00 Determinação de fontes de geração renováveis conforme caracterizas geoeconômicas Priscila Alves dos Santos
15:00 – 15:20 Impactos e efeitos no Planejamento Integrado de Recursos (PIR) de micro e minigeração distribuída Priscila Alves dos Santos
15:20 – 15:40 DEBATE  
15:40 – 16:00 COFFEE BREAK  
16:00 – 16:20 Geração de energia renovável no Paraná Luiz Fernando Ortega
16:20 – 16:40 Contribuição da fonte solar fotovoltaica na matriz elétrica do estado do Paraná no horizonte 2050 Lucas César Lourenço de Moraes
16:40 – 17:00 Base científica e normativa para fontes fotovoltaicas Anderson Konescki Fernandes
17:00 – 17:10 DEBATE E CONSIDERAÇÕES FINAIS  

Patrocinadores

Patrocínio Ouro

sices6-1copel FIEP

Promoção

lg-smart-energy 1 19

Patrocínio Prata

phbitaipufundacao-araucaria

Organização / Realização

21 22

Patrocínio Bronze

logo-liv-139   compagassanepar

Apoio Oficial

7 lactecabinee

Apoio

9 29 31 abrapch cibiogaspositivocuritibaicities_1asbea ibqp33 34 camara-comercio36 37 38 32aeqp 42  pucufprunioeste    41ambiental-mercantilsupply-green 

Apoio de Mídia

3023 24

Hotéis Credenciados

alta-reggia condor nacional-inn

“Ao realizar a reserva, informar que é conferencista do SmartEnergy 2016”

Expositores

sices67conduspar3940smartgreen Resultado de imagem para weidmuellervermeer phbribeirosolarzamboni egnexlogo-liv-1icities_1fiepsaneparcopel1    23rbs selenergy balfar-solar1romagnole  Resultado de imagem para ecosolysvetorlog logo_ecori_energia_solar

Copyrights © 2016 Todos os direitos reservados SmartEnergy.

iconetour1