Uma das áreas de negócio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) – o Desenvolvimento Tecnológico – gerou ações inovadoras que trazem impacto em todo o Estado. Projetos na área de saúde pública e de energias renováveis foram os destaques do setor em 2017.

Na área de energias renováveis, na qual o Tecpar é responsável pela secretaria executiva do programa Smart Energy Paraná, foram realizados estudos, eventos e publicações para disseminar conhecimento e mobilizar a sociedade na busca por novas competências para desenvolver o setor energético.

No Smart Energy Paraná, o Tecpar homologa as diferentes tecnologias já testadas e disponíveis no mercado para apresentá-las à sociedade, com geração de dados e a capacitação de mão de obra para atrair investimentos para o Paraná.

Uma das principais ações para 2018 é a construção de um protótipo de casa sustentável para testar tecnologias verdes em uma moradia de até 60 metros quadrados e que possa ser enquadrada nas condições do Minha Casa, Minha Vida. A previsão é que até março do ano que vem duas unidades-piloto estejam prontas, uma em Jacarezinho, no Parque Tecnológico do Norte Pioneiro, do Tecpar, e em uma cidade da Região Metropolitana de Curitiba.

MODERNIZAÇÃO
Os centros tecnológicos do Tecpar continuaram se modernizando para atender às demandas pública e privada na área de soluções tecnológicas. Três grandes áreas são foco dos negócios dos centros tecnológicos do Tecpar: saúde e meio ambiente, tecnologia em materiais e medições e validação.

Um dos novos equipamentos que dá mais eficiência às análises é um sistema automatizado que permite a contagem dos microrganismos monitorados em produtos alimentares para consumo humano e para animais domésticos. Com o novo equipamento, o Tecpar pode chegar ao resultado da análise em até um quarto do tempo que seria necessário se utilizado o sistema clássico.

Outras tecnologias adquiridas para modernizar os laboratórios em 2017 foram o Sistema Cromatógrafo a Gás acoplado a Espectrômetro de Massa (GC-MS), que permite a pesquisa de compostos orgânicos contaminantes de elevada toxicidade em amostras; o Sistema Espectrofotômetro UV/visível com detecção por fibra óptica, que faz a pesquisa de elementos químicos em nível traço; e o Sistema Espectrômetro de absorção atômica com chama sequencial, que realiza a determinação simultânea dos elementos químicos.

APOIO À INOVAÇÃO
O apoio à inovação também é uma área importante no setor de Desenvolvimento Tecnológico. A Agência Tecpar de Inovação desenvolve para empresários atividades de prospecção tecnológica e inteligência competitiva, gestão da propriedade intelectual e proteção do conhecimento, prospecção de novos negócios e de oportunidades de fomento para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), além de gerenciar processos de transferência de tecnologia.

Outra área dedicada ao apoio a empresários é o Tecpar Informação, unidade de negócios do instituto que alia as competências do institurto em várias áreas para colocar à disposição do mercado uma equipe capacitada e ferramentas de negócio voltadas à concepção, ao desenvolvimento e à construção do primeiro protótipo.

 

Fonte: Agência de Notícias do Estado do Paraná

Send this to a friend