A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE está novamente entre as 100+ Inovadoras no Uso de TI. O prêmio foi concedido com base no case do “Projeto de Tratamento de Dados de Medição em Tempo Real”, na categoria Utilities. A premiação foi entregue durante o IT Fórum Expo 2017, realizado entre 7 e 8 de novembro, em São Paulo.

O projeto que garantiu o reconhecimento da instituição tem como objetivo implementar uma solução para o tratamento dos dados de medição em tempo real, conciliando tecnologias de IOT, big data e streaming de dados. A intenção é reduzir radicalmente o tempo requerido para o processamento dos dados e a liberação de relatórios de medição aos agentes da CCEE.

Dario Almeida, gerente executivo de Arquitetura de Sistemas, destaca a importância do prêmio para a Câmara de Comercialização: “O fato de a CCEE ser reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do Brasil no uso da tecnologia de informação é mais do que apenas uma razão de orgulho para os seus colaboradores e associados. Trata-se de mais uma constatação de que estamos suportando as necessidades atuais do mercado e construindo o nosso futuro sobre uma base tecnológica de ponta, moderna e atualizada”, destaca o executivo.

O estudo feito pela IT Mídia é reconhecido pelo mercado como o mais importante balizador de aplicabilidade da tecnologia em prol da inovação empresarial, apontando as empresas que percebem a TI como ferramenta estratégica e defendem este investimento.

Atualmente, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, instituição responsável por operacionalizar o mercado de compra e venda de energia elétrica no Brasil, possui cerca de 6.800 agentes, mais que o dobro existente em 2015, quando pouco mais 3.200 empresas eram associadas. “Com esse crescimento, também aumenta a responsabilidade e o desafio da CCEE na coleta e medição de dados, função de extrema importância para todo o mercado de energia no país”, lembra Dario Almeida.

Fonte: Câmara de Comercialização de Energia Elétrica

Send this to a friend