Legislação

Criado por meio do Decreto 8842/2013, a iniciativa é uma das primeiras do País a debater o tema das energias renováveis

O projeto Smart Energy Paraná (PSE Paraná) é vinculado ao Programa Paraná Inovador da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), e visa consolidar a competência do Estado do Paraná em geração distribuída (GD), por fontes de energias renováveis conectadas a redes inteligentes.

O Projeto tem como principais objetivos a promoção da adequação da rede de energia elétrica convencional em rede inteligente; a disseminação da geração distribuída por fontes de energias renováveis; o incentivo a modelos de aplicação para a eficiência energética; o desenvolvimento de competências locais sobre o tema; e a sensibilização e educação da sociedade na utilização dessas novas tecnologias.

O Smart Energy é coordenado por um comitê gestor, um comitê científico e uma secretaria executiva – todos com competências bem definidas, mas com atuação integrada. Seus membros são representantes do Governo, do empresariado e de universidades e, juntos, além do encaminhamento das ações e subprojetos, acompanham a efetividade das normas reguladoras do Projeto.