A Eletrobras, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), divulgou nesta segunda-feira (19/02) o edital da Chamada Pública Procel Edifica 01/2018.

O objetivo do é selecionar empresas ou agentes, de todas as regiões do país, em três grupos distintos: empresas de construção civil, operadoras de edificações existentes (facilities) e empresas com edificações horizontalizadas, com grande área de cobertura ou de telhado.

Como, por exemplo, shopping centers, grandes varejistas e grandes universidades. As inscrições terão início no próximo dia 28 de fevereiro e vão até às 17h00 do dia 2 de abril. Já a divulgação do resultado final da Chamada Pública está previsto para o dia 24 de abril.

As ações oferecidas serão específicas para cada grupo. Para as construtoras e incorporadoras, serão oferecidos serviços de treinamento, consultoria e assessoria para promoção de eficientização energética em projetos de edificações comerciais ou residenciais que deverão receber o Selo Procel Edificações.

Já para as empresas de administração predial e facilities, o Procel Edifica oferece serviços de treinamento, consultoria e assessoria para promoção de eficientização da operação de edificações corporativas em uso, através da realização de Diagnósticos de Desempenho Energético Operacional de Edificações (DEO) e avaliação da percepção de conforto do usuário.

Fechando a lista, os proprietários de edificações horizontalizadas, com grande área de cobertura, receberão serviços de treinamento, consultoria e projeto para promoção de eficientização energética de coberturas de edificações, vinculada à instalação de micro/miniusinas de geração distribuída de energia termossolar ou fotovoltaica.

O segmento de edificações é responsável por aproximadamente 50% do total da energia elétrica consumida no país, e por isso as ações previstas na chamada consideram três pilares importantes para a eficientização do setor: o potencial de eficientização energética para novos projetos de edificações; o potencial de eficientização da operação de edificações existentes; e a aplicação da geração distribuída associada à eficiência energética.

Desde 2009, em parceria com o Inmetro, já foram emitidas mais de 4.900 Etiquetas PBE Edifica. Já o Selo Procel Edificações, lançado pela Eletrobras no final de 2014, já foi outorgado para 45 construções.

Em pouco mais de três anos, proporcionou uma economia de 13,82 GWh de energia, volume equivalente ao consumo médio de aproximadamente 7.500 residências/ano.

Para mais informações sobre a Chamada Pública Procel Edifica 2018 os interessados podem entrar em contato pelo e-mail cpedifica2018@eletrobras.com ou pelo site http://eletrobras.com/pt/Paginas/Chamada-Publica-Procel-Edifica.aspx.

Fonte: Ambiente Energia

Send this to a friend