
Residências e indústrias aumentam o uso de energias renováveis no país
A indústria e as residências brasileiras têm incorporado cada vez mais energias limpas no dia a dia, aponta o Balanço Energético Nacional (BEN) 2025, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O levantamento, referente a 2024, foi divulgado em 11 de agosto pelo Ministério de Minas e Energia.
Segundo o estudo, a indústria utiliza 64,4% de fontes renováveis – como energia hidrelétrica e solar – enquanto os lares brasileiros superam esse índice, chegando a 71,8%. O BEN 2025 revelou ainda que, de toda a energia solar térmica produzida no país, 79,6% é consumida pelas residências, 17,4% pelo comércio e 3,1% pela indústria.
O avanço demonstrado pelo levantamento acompanha as discussões crescentes da sociedade sobre o tema, como as que ocorrerão nos dias 10 e 11 de setembro, em Curitiba, no Campus da Indústria da Fiep, durante a Smart Energy 2025 – Conferência Internacional de Energias Inteligentes.
Para a diretora-superintendente da Rede Paraná Tecnologia e Metrologia Iramar Severiano, o resultado do BEN 2025 indica o avanço do Brasil na adoção de uma matriz energética mais limpa e sustentável e também o interesse da sociedade em utilizar mais fontes alternativas de energia. “Quando as pessoas têm acesso a informações sobre matrizes energéticas mais limpas, renováveis e sustentáveis, passam a se conscientizar sobre a necessidade de mudanças para o bem comum”, afirma a diretora-superintendente.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA:
DIÁRIO DO NOROESTE
https://diariodonoroeste.com.br/residencias-e-industrias-aumentam-o-uso-de-energias-renovaveis-no-pais/