Governança

secretaria-da-ciencia-tecnologia-e-ensino-superiorSETI – Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) foi criada em 1987, com a missão de definir, coordenar e executar políticas e diretrizes nas áreas da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Atualmente, possui o quarto maior orçamento entre as secretarias estaduais. Seus principais programas são: Universidade Sem Fronteiras; Excelência no Ensino Superior Estadual, Paraná Inovador; e Redes de Pesquisa e Inovação.

Na busca de um processo de contínuo desenvolvimento, a SETI  tem investido no aprimoramento das universidades estaduais por meio de programas e projetos estratégicos de governo e de interesse da sociedade, bem como no fomento das atividades da área de ciência, tecnologia e inovação.

secretaria-de-estado-do-planejamento-e-coordenacao-geralSEPL – Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral

Prefeito de Mandaguari por dois mandatos, Cyllêneo Pessoa Pereira Junior foi o vereador mais jovem eleito no município, aos 22 anos. Em 1998, foi candidato a deputado estadual e obteve 86% dos votos válidos da sua cidade. Ele também atuou como presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP) e foi 1º vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Com graduação em direito, ele tem um escritório de advocacia e uma agência de Turismo com sedes em Mandaguari e Maringá. Foi chefe de gabinete de Silvio Barros, na secretaria do Planejamento.

 

tecparTECPAR

Criado em 1940, o Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) é considerado um centro de excelência e referência nacional em pesquisa, desenvolvimento, produção e prestação de serviços nas áreas de bioenergia, imunobiológicos, antígenos e química fina, principalmente. A modernização de seu padrão tecnológico, bem como a diversificação de suas linhas de produção, os avanços na área da biologia molecular e do biodiesel; a ampliação e difusão dos serviços de tecnologias sociais e industriais básicas (metrologia, ensaios e certificação); e a expansão e consolidação de suas atividades de extensão tecnológica às pequenas e médias empresas paranaenses estão entre as principais conquistas do instituto nos últimos anos.

copelCOPEL

A Copel foi criada em outubro de 1954, é a maior empresa do Paraná e atua com tecnologia de ponta nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia, além de telecomunicações.

Opera um abrangente e eficaz sistema elétrico com parque gerador próprio de usinas, linhas de transmissão, subestações, linhas e redes elétricas do sistema de distribuição e um moderno e poderoso sistema óptico de telecomunicações que integra todas as cidades do Estado.

Efetua em média, mais de 70 mil novas ligações a cada ano, atendendo praticamente 100% dos domicílios nas áreas urbanas e passa de 90% nas regiões rurais.

itaipu-logoITAIPU

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. A barragem foi construída pelos dois países entre 1975 e 1982, período em que ambos eram governados por ditaduras militares. O nome Itaipu foi tirado de uma ilha que existia perto do local de construção.

fiep-300x50FIEP

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) é a entidade de representação da indústria paranaense. Criada em agosto de 1944, a Fiep coordena, protege e representa legalmente as diversas empresas do setor industrial no Estado. Como resultado da associação de sindicatos empresariais, a Fiep atua juntamente com Sesi, Senai e IEL formando o Sistema Fiep, de forma a apoiar com produtos e serviços o parque industrial do Paraná e contribuir para seu desenvolvimento dentro e fora do Brasil.

lactec

LACTEC

Os Institutos Lactec são um dos maiores centros de ciência e tecnologia do país, sendo referência em soluções inovadoras para o segundo setor – como empresas, indústrias e concessionárias de energia.

Possui cinco unidades na cidade de Curitiba (PR), nas quais oferta serviços técnicos, ensaios laboratoriais, projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), consultoria e capacitação técnica – com cursos e mestrado profissional.

compagasCOMPAGAS

A Compagas, Companhia Paranaense de Gás, é a empresa responsável pela distribuição de gás natural no Paraná, atendendo clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial e veicular. Ao longo dos anos, focou suas ações na ampliação da rede de gás natural, realizando investimentos para execução de obras de grande porte com o objetivo de aumentar cada vez mais sua capacidade de atendimento e levar esta energia a mais regiões e municípios do Estado.

elcoELCO

Fundada em 1977, a ELCO teve como seu objetivo primordial a atuação na área de Engenharia Elétrica, em projetos e obras.

Com a crescente demanda por contratos em regime “turnkey”, a ELCO ampliou com o passar dos anos o seu escopo de serviços, para atender de forma mais eficaz seus clientes.

Atualmente a ELCO tem capacidade para implantar unidades fabris, nas áreas de utilidades, incluindo elétrica, automação, produção e distribuição de fluidos industriais.

uepgUEPG

A finalidade que justifica a existência da Universidade Estadual de Ponta Grossa enquanto Instituição de Ensino Superior do complexo educacional do Estado do Paraná e que baliza seus objetivos estratégicos, táticos e operacionais consiste, de modo geral, em proporcionar à sociedade meios para dominar, ampliar, cultivar, aplicar e difundir o patrimônio universal do saber humano, capacitando todos os seus integrantes a atuar como força transformadora.

unioesteUNIOESTE

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste é universidade regional  multicampi, formada por 05 Campi, localizados nos municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.

Inicialmente resultante da congregação de faculdades municipais isoladas, criadas em Cascavel (FECIVEL, 1972), em Foz do Iguaçu (FACISA, 1979), em Marechal Candido Rondon (FACIMAR, 1980) e em Toledo (FACITOL, 1980). Em 24/07/1998, por meio da Lei Estadual n° 12.235/98, foi autorizada a incorporação da FACIBEL à Unioeste e o Decreto Estadual 995/99 institui o Campus de Francisco Beltrão. A Unioeste abrange um total de 94 municípios sendo 50 municípios na região oeste e 45 municípios na região sudoeste do Paraná.

ufprUFPR

A Universidade Federal do Paraná é a mais antiga universidade do Brasil e símbolo de Curitiba. Envolta em uma história de lutas e conquistas desde 1912, a UFPR é referência no ensino superior para o Estado e para o Brasil.

Símbolo maior da intelectualidade paranaense, a Universidade demonstra sua importância e excelência através dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, que são norteados pelo princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. A função social da universidade é valorizada justamente através desse tripé, pois todo ensino, pesquisa e atividade de extensão deve devolver a esta comunidade, em forma de conhecimento, tecnologia e cultura, os recursos públicos que a permitem existir enquanto Instituição Federal de Ensino Superior.

utfprUTFPR

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a primeira assim denominada no Brasil e, por isso, tem uma história um pouco diferente das outras universidades. A Instituição não foi criada e, sim, transformada a partir do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR). Como a origem deste centro é a Escola de Aprendizes Artífices, fundada em 1909, a UTFPR herdou uma longa e expressiva trajetória na educação profissional.

pucPUC/PR

Um Estado, uma empresa, uma instituição e mesmo um indivíduo sentem necessidade de conhecer e preservar sua história, a fim de firmar sua identidade e estabelecer metas e objetivos para sua trajetória futura.  Para a PUCPR não é diferente.

A PUCPR foi fundada em 14 de março de 1959, embora a história das instituições e faculdades que passaram a compô-la é mais antiga. Pode-se situar o início dessa história da Instituição em 1929, quando da fundação do Círculo de Estudos Bandeirantes: tratava-se de uma instituição cultural que reunia intelectuais católicos da época. Em 1944, foi fundada a Escola de Serviço Social do Paraná e, em 1950, a Faculdade Católica de Filosofia de Curitiba. Em 1953, criou-se a Escola de Enfermagem Madre Léonie e, finalmente, em 1956, surgiram a Faculdade Católica de Direito do Paraná e a Faculdade de Ciências Médicas.